avaliação psicopedagógica

O que é a avaliação psicopedagógica?

A avaliação realiza uma investigação cuidadosa em relação às dificuldades de aprendizagem apresentadas por crianças e adolescentes, dificuldades nas áreas de leitura, escrita, compreensão e matemática. Além disto, analisa a compatibilidade entre o nível de desempenho acadêmico da criança e a sua faixa etária e ano escolar. Conforme a queixa apresentada, avalia-se outras habilidades, como, por exemplo, habilidades iniciais da alfabetização, memória, fluência verbal, atenção.

Quando é indicada a realização da avaliação psicopedagógica?

É indicada quando a criança ou adolescente apresenta dificuldades de aprendizagem escolar nas áreas de leitura, escrita, matemática, ou queixas relacionadas a transtornos de aprendizagem, como dislexia, discalculia. Além disto, também é indicada, quando existe alterações na aprendizagem decorrentes do Transtorno de Déficit de Atenção e Aprendizagem (TDAH).

Como é o processo da avaliação psicopedagógica? Quantas sessões são necessárias?

O processo inclui um encontro com os pais ou responsáveis para coleta da história pessoal e familiar, 2 ou 3 encontros com a criança ou adolescente para aplicação dos testes, contato com a escola e professores. O número de sessões varia conforme as exigências do caso. Os dados da avaliação são apresentados aos pais através de um relatório.

O que fazer após a avaliação?

O fechamento do diagnóstico requer avaliações complementares de outros especialistas, entre eles: neurologista, psiquiatra, psicólogo e fonoaudiólogo. A intervenção psicopedagógica é baseada na avaliação realizada e realiza-se o planejamento de ações para o desenvolvimento das habilidades deficitárias. Poderão ser trabalhadas estratégias corretivas para leitura, escrita, matemática, motivação escolar, estratégias de aprendizagem, treinamento da atenção, treinamento das funções executivas, treinamento da memória.

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